top of page

DAR A QUEM PRECISA

O Centro de Apoio Social de Parreira (C.A.S.P.) é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (I.P.S.S.), com estatutos e personalidade jurídica própria. Inaugurada a 29 de Outubro de 2006, possui atualmente as seguintes respostas sociais: Centro de Dia, Serviço de Apoio Domiciliário, Centro de Convívio e ERPI - Estrutura Residencial para Pessoas Idosas .


Inicialmente, o C.A.S.P. foi criado com a resposta social de Serviço de Apoio Domiciliário (S.A.D.) e mais tarde em 2006 e de forma a fazer face às necessidades locais existentes, criou condições para a implementação das respostas sociais de Centro de Dia (C.D.) e de Centro de Convívio (C.C.).

Lar Parreira idosos abraço

Em 2014 surge a resposta social de Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (E.R.P.I.) com capacidade para 18 utentes. O C.A.S.P. dá atualmente apoio a cerca de 50 idosos oriundos da freguesia da Parreira, zonas limítrofes e de outras zonas do país.

 

Para assegurar o funcionamento de todas as respostas sociais acima indicadas, o C.A.S.P. conta, atualmente, com uma equipa de 17 funcionárias.O Centro de Apoio Social da Parreira atua na União de Freguesias de Parreira e Chouto que foi constituída em 2013 imposta pela Lei nº. 11-A/2013 de 28 de janeiro (Reorganização Administrativa do Território das Freguesias). 

No âmbito da reforma administrativa nacional, pela agregação das antigas freguesias de Parreira e Chouto, esta é a mais recente freguesia do Concelho da Chamusca e é também a maior do seu concelho, contado com cerca de 338,42 km2 de área e 1492 habitantes (2011), o que corresponde a uma densidade populacional de 4,4 hab./Km2. . Devido ao seu enorme território, representa quase metade do concelho da Chamusca e dista da sede de Concelhia de 24 km.


A maior parte da população da Parreira dedica-se ao trabalho no campo, no setor industrial ou em serviços ligados a este setor, assim como à produção florestal, o eucalipto, o montado de sobro e o pinhal, espécies estas dominantes neste território. 

No sector secundário, destacam-se as indústrias de construção e obras públicas, madeira e cortiça.


A Chamusca é um dos concelhos do distrito de Santarém que mais sofre com os problemas associados ao envelhecimento da população: perda de população, taxa de analfabetismo elevada, falta de indústria e diminuto investimento neste setor. À semelhança do concelho da Chamusca, a freguesia de Parreira tem também vindo a sofrer as consequências desta desertificação, sendo que os jovens desta freguesia optam por não se fixar nela, optando pela deslocação e fixação Centro de Apoio Social de Parreira nos centros urbanos, que oferecem mais oportunidades de emprego e melhores condições de vida.


Esta situação, justifica de igual forma, as crescentes situações de isolamento, ausência de cuidados primários e menor qualidade de vida dos idosos desta freguesia. Desta forma, surgiu a necessidade da abertura do C.A.S.P., com a finalidade de poder dar resposta a vários pedidos efetuados pela comunidade, no sentido de minorar as consequências acima referidas simultaneamente proporcionar um maior acompanhamento e bem-estar social.


A missão do C.A.S.P. passa pela promoção da auto-estima, dignidade, autonomia e desenvolvimento de competências pessoais e sociais das pessoas idosas de modo a proporcionar-lhes condições de bem-estar e qualidade de vida ajustadas às suas necessidades mais prementes, privilegiando, sempre que possível, a interação com a família e com a comunidade.


O C.A.S.P. é uma instituição qualitativa na área social, e de referência, na região em que se insere, apostando na contínua melhoria da qualidade dos serviços que presta, satisfazendo cada vez mais as necessidades da população envolvente, com maior ênfase na Terceira Idade.

A linha de atuação do C.A.S.P. traça-se pelos seguintes valores:

  • Respeito pela pessoa que cuida e pelo cuidador;

  • Igualdade de oportunidades no acesso a bens e serviços prestados pelo C.A.S.P.;

  • Responsabilidade social, estamos presentes no apoio aos que mais precisam;

  • Ética no cumprimento da profissão e no respeito pelos códigos deontológicos;

  • Inovação no incremento de estratégias e modos de atuação diferenciados.

© 2021 CASP

Centro de Apoio Social da Parreira

Rua do Centro de Dia, n.º 4

2140-511 Parreira

+351 926 024 588 . caspparreira@gmail.com

  • Whatsapp
  • Facebook
bottom of page